Paulínia Racing Bicicross

Nossa História

A origem da Escola de Bicicross deu-se através da fundação do Paulínia Racing Bicicross com o objetivo de incentivar e difundir o esporte na cidade Paulínia. Através da união de pais e amantes do esporte que acompanhavam as participações de seus filhos na modalidade, fundaram a Organização de Sociedade Civil (OSC), em 21 de maio de 1997 na cidade de Paulínia, Estado de São Paulo, que atua na divulgação da prática esportiva através de ações de conscientização, garantia e defesa de direitos de crianças e adolescentes numa associação de caráter social e desportivo e exerce suas atividades estatutárias sem nenhuma finalidade econômica, política ou religiosa.

Com o grande destaque esportivo que sempre tiveram os pilotos da Equipe do Paulínia Racing Bicicross conquistaram a partir do ano de 1998 o Patrocínio da Petróleo Brasileiro S.A – Replan. Tal parceria foi fundamental para o desenvolvimento da Escola de Bicicross que durante 15 anos permitiu ampliar e aprimorar os atendimentos e formação de cidadãos através do esporte.

Através da Lei 2.904, a partir de 31/12/2007, a entidade foi reconhecida como de Utilidade Pública Municipal pelo trabalho sócio esportivo realizado. Recebeu diversas monções e é, atualmente, reconhecida pela Confederação Brasileira de Ciclismo (filiada da UCI – União Ciclística Internacional) como o principal projeto social de bicicross do Brasil.

A equipe participou de todas as competições oficiais da modalidade e já se sagrou diversas vezes campeã, conforme títulos abaixo:

  • Campeã Mundial UCI (2003 – Perth/Austrália)
  • Vice Campeã Mundial UCI (2000 – Córdoba/Argentina)
  • Vice Campeã Mundial UCI (2002 – Paulínia/SP)
  • Campeã PanAmericana de BMX (2000)
  • Deca Campeã Brasileira (99/00/02/04/05/07/08/09/10/19)
  • Tetradeca campeã Paulista (00/01/02/03/05/06/07/08/09/11/12/19/20)

Através do Paulínia Racing Bicicross, Paulínia foi sede, por vários anos, do Bicicross Américas televisionada ao vivo pela Rede Globo no Esporte Espetacular, tornando-se uma das maiores e mais assistidas competições do Brasil e do continente. Além disso, a pista dessa equipe foi a sede do Campeonato Mundial de BMX da UCI (União Ciclística Internacional) em 2002 e é, até hoje, um dos maiores palcos das competições do calendário nacional realizando provas, regionais, estaduais, nacionais e internacionais.

Em 2021, completou 24 anos de fundação. Nessa ocasião, foi realizado um balanço de todos os valores pessoais que conseguiu agregar aos 3575 alunos que já foram participantes da Escola de Iniciação de Bicicross. Desde a sua fundação, seus pilotos puderam conquistar os seguintes títulos individuais:

  • 194 Títulos Regionais;
  • 160 Títulos Paulistas;
  • 80 Títulos Brasileiros;
  • 6 Títulos PanAmericanos;
  • 22 Títulos LatinoAmericanos;
  • 6 Títulos Mundiais;
  • 16 Finalistas de Mundiais;

Embora os títulos esportivos apresentem maior visibilidade em termos de números, o maior resultado conquistado veio do social, na formação de crianças e adolescentes como cidadãos plenos. Sempre tendo como princípio básico o esporte, a cultura e o lazer, foi possível alcançar ao longo de duas décadas, sucesso reconhecido no que se refere a inclusão social, a formação moral, a transformação da personalidade, a capacidade de se relacionar, desenvolvimento da consciência crítica e o exercício da cidadania com qualidade de vida de seus alunos. Esse legado é admirado e notório nos adultos de hoje que cresceram nesta Escola de Bicicross e que mantém contato com a equipe, reconhecendo seu valor e importância na sua formação.

A Escola de Bicicross do Paulínia Racing Bicicross está localizada dentro do conjunto Poliesportivo Monte Alegre, em uma área adequada à prática do esporte com 7.000 metros. Sua sede fica em uma região central, que viabiliza o atendimento de grande parte dos bairros do município Paulínia e, devido a sua grande popularização, contempla também outras cidades entre as quais Campinas, Sumaré, Hortolândia e Valinhos.

O Paulínia Racing Bicicross trabalha em parceria com a rede municipal de atendimento da cidade de Paulínia: Promoção Social, Conselho Municipal da Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria de Educação, Secretaria da Criança e do Adolescente, Secretaria de Transportes, Secretaria de Saúde, Secretaria de Esportes, Secretaria de Turismo e Secretaria de Segurança; além de outras entidades como APAE-Paulínia, escolas da rede privada e pública, ONGs, Associações e Universidades.

Através de Convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Paulínia, desde 2018, contribue para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários de 40 crianças e adolescentes – 06 a 14 anos e 11 meses através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, promovendo seu desenvolvimento através de ações sócio educativas, utilizando como ferramentas o esporte, arte, cultura e lazer a fim de contribuir para o exercício do protagonismo infanto-juvenil, autonomia e o exercício da cidadania.

O Paulínia Racing Bicicross se responsabiliza de forma direta pela organização e manutenção do Projeto Escola de Bicicross e desde 2015 tem tido êxito na aprovação e captação das Lei de Incentivo ao Esporte, bem como dos contratos de apoio junto a empresas como Syngenta, Braskem, Katoen Natie, Tigre Tubulações, Air Liquide, Banco ING, Itaú Social, Instituto Malwee e com a própria Prefeitura Municipal de Paulínia, em suas diversas Secretarias realizando assim uma rede que possibilita o sucesso alcançado.

Portanto, é notória a importância da entidade PAULÍNIA RACING BICICROSS no cenário histórico social e esportivo, ressaltando que todas as vezes que a entidade contou com o auxílio de verbas públicas, sejam elas municipais, estaduais ou federais este foi pautado pela participação social, o fortalecimento da sociedade civil e a transparência na aplicação dos recursos públicos, obedecidos os princípios da legalidade, da legitimidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da economia e da eficácia, além dos demais princípios constitucionais aplicáveis à espécie.